Faixa etária de 6 meses até 1 ano e 6 meses

Os estímulos nesta fase são extremamente importantes, pois compreende o período de 4 meses a 1 ano e é nesta fase de desenvolvimento que as crianças começam a definir sua personalidade, criar vínculos sociais e estabelecer laços afetivos. Por este motivo, o respeito a individualidade é muito significativo.

A nossa preocupação com o Maternal I não é somente quanto a alimentação / higiene e também quanto ao desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e social. Os nossos bebês são estimulados através de muito carinho e diálogo com as nossas berçaristas. Tendo canções e brincadeiras, histórias com fantoches com o objetivo de desenvolver algumas habilidades necessárias e esperadas para esta faixa etária: afetividade, coordenação motora (sentar, gatinhar, rolar…), percepção visual e auditiva. Aprendem a comunicar-se e a movimentar-se dentro do ritmo e o tempo de cada bebê. Pois, o que parece ser só uma brincadeira, é na verdade um aprendizado. É assim, que eles aprendem, brincando. Aprimorar o desenvolvimento emocional, cognitivo, social e motor através do respeito a individualidade observando o ritmo e o tempo de cada criança.

Faixa etária de 1 ano e 7 meses até 3 anos e 11 meses

As crianças bem pequenas encontram-se em processo de transição entre a condição de bebê para uma situação de independência de movimentos, aquisição de maior autonomia e desenvolvimento da linguagem oral. Esses aspectos interferem significativamente na condução das propostas pedagógicas para as crianças. Elas estão em processo de reconhecimento de si mesmas e do outro, tudo é explorado e manipulado, demonstram equilíbrio e flexibilidade, correm, pulam, sobem e estão em constante busca do novo. Planejar espaços, tempos e materiais, organizando ambientes onde as brincadeiras e as interações ocupam o foco do processo de aprendizagem e desenvolvimento é primordial para esse grupo etário.

As crianças bem pequenas também aprendem por meio das relações, do afeto e da imitação. Acolher os sentimentos das crianças, suas dúvidas, suas ideias, respeitar e considerar suas hipóteses, enfim, exercer uma escuta atenta que promova a efetiva participação nas decisões da instituição, exercendo seus direitos de cidadã e favorecendo seu protagonismo no ambiente escolar conduzem para uma Educação Infantil de qualidade.

Faixa etária de 4 anos

Quando somos crianças, toda idade é uma mágica. As mudanças ocorrem o tempo todo e cada ano chega com mais novidades para os pais. E esse desenvolvimento deve ser observado e estimulado para que a criança atinja seu potencial.

A criança já tem uma percepção mais exata do espaço e do mundo que a cerca, por isso reforçamos o incentivo à autonomia, ao reconhecimento da rotina da escola, organização e cuidados com o material. Também são realizadas atividades coletivas, respeitando as regras e os combinados, a identificação de deveres e direitos, a criação de hábitos de higiene pessoal e a valorização do outro. Nesta faixa etária, as crianças têm um rápido desenvolvimento muscular, com grande atividade motora e com maior controle dos movimentos. Já consegue escovar os dentes, pentear-se e vestir-se com pouca ajuda.

Faixa etária de 5 anos

Nessa etapa, a criança já possui total percepção do espaço e do mundo ao seu redor, sendo envolvida em atividades coletivas com regras e combinados, aceitação das diferenças, construção da própria imagem e identificação de sentimentos e emoções por meio verbal ou pelo estado de ânimo. Aos 5 anos, a criança desenvolveu a noção temporal e consegue estruturar o tempo em dias, semanas, meses e anos. Gradualmente, começa a compreender o significado das palavras, integrando-o nos diferentes contextos. A evolução da linguagem, a constante aquisição de novo vocabulário (nesta fase composto por cerca de 2000 palavras) e a aplicação correta das palavras, obrigam a criança a compreender o significado e, por vezes, o duplo significado das palavras. Esta necessidade muda o discurso da criança. Agora não quer saber apenas o nome das coisas, mas qual o seu significado nos vários contextos em que são utilizadas.

Aos 5 anos, a criança já consegue distinguir o certo do errado, a verdade da mentira e desenvolveu a noção do que é justo ou injusto. Conta até 100, compreende os conceitos de mais alto, mais baixo, maior, mais pequeno e consegue organizá-los em séries: do primeiro ao último, do mais pequeno ao maior. O contacto com os livros, contar histórias e brincar são formas de estimular o desenvolvimento das competências linguísticas e de aprendizagem. Aos 5 anos, a criatividade da criança está no auge e começa a passar para o papel o que imagina. Os desenhos tornam-se mais complexos e com mais elementos.